O grupo

   Fundado em 2008, o Grupo de Maracatu Chapéu de Sol surgiu da vontade de algumas pessoas, naquele tempo integrantes do bloco carnavalesco “Os Alegrões”, de vivenciar e praticar uma parte da cultura do Maracatu de Baque Virado ou Nação. Diz-se parte, pois o Maracatu, cultura tradicional de Pernambuco, é composto não apenas pela música, mas também pela dança, religião, além das tradicionais figuras da corte que representam personagens da história de cada Nação.
     Nestes mais de 3 anos de história o Grupo já passou por diversos locais, atualmente realiza suas atividades no Memorial da Classe Operária - UGT (Rua José Bonifácio, 59 – Centro) onde conta com uma parceria com o Pontão de Cultura Sibipiruna. Neste espaço, o Grupo de Maracatu Chapéu de Sol executa seus ensaios semanais sempre abertos ao publico interessado (todas as quartas-feiras a partir das 19h30). Os ensaios têm um perfil de troca e de práticas da música do Maracatu, visando capacitar o grupo e possibilitar a inserção de novos integrantes, bem como prepará-los para as apresentações em público.
    Neste período de existência acumulou apresentações em festivais culturais (II e III Festival Cultural Antiga Arte; I e II Redonda Cultural do Espaço de Arte Eurico Rezende/Paló; I, II e VIII Ação Multicultural do Movimento Pró-Arena; Cortejo de Abertura da Temporada de Maio Teatro Engasga Gato; Cortejo de Abertura da Mostra de Teatro Gira-Sola 2009 e 2010; Novembro Negro no Bronze Night Club; entre outros), festas (Churrasco da Calourada da Filô da USP-RP; EREA-2010 no Campus da Moura Lacerda; TutuBatuta no Goa Lounge em 2010 e 2011; Caipiro Rock 2011 em Serrana; entre outros), além de carnavais de rua (Pré-Carnaval e Carnaval de rua com o bloco “Os Alegrões” em 2009, 2010, 2011 e 2012) e oficinas.
   No ano de 2011 o Grupo de Maracatu Chapéu de Sol foi contemplado no Programa de Incentivo à Cultura da Secretária de Cultura de Ribeirão Preto com o projeto “Vivências e Práticas de Musica e Dança de Maracatu de Baque Virado ou Nação”. O projeto consiste na realização de um ciclo de oficinas em 3 distintos pontos de cultura da cidade com representantes de grupos de Maracatu, além de uma vivência de 3 dias com representantes de uma Nação de Maracatu de Pernambuco. O projeto atualmente está em execução e teve sua primeira atividade no dia 11 de fevereiro de 2012, sendo uma oficina gratuita ministrada pelo Grupo Rochedo de Ouro de São Carlos. A oficina ocorreu na ONG APTUS, no Bairro do Ipiranga.